18 abril, 2002

Ela ganhou os beijinhos....

Arcano VII - O Carro

Descrição da simbologia – Representando o triunfo dos princípios superiores da personalidade humana, o sétimo arcano é figurado por um jovem protegido por armadura, empunhando o cetro e montado no carro simbólico. De forma quadrada, o carro é guarnecido por um pálio sustentado por quatro colunas, simbolizando a obra realizada pela vontade que venceu os obstáculos. As quatro colunas representam os quatro elementos submetidos ao condutor do carro. A coroa de ouro em sua fronte revela a luz intelectual que desvenda todos os arcanos. Sobre seus ombros, dois crescentes lunares significam o mundo das formas. O cetro e a coroa indicam dominação e vitória. A dualidade homem-animal é representada pela presença dos dois animais atrelados ao carro, símbolo dos poderes antagônicos, no caso, harmonizados. A couraça representa a defesa contra essas forças inferiores. Todo o conjunto simbólico ressalta a idéia de um movimento dinâmico do espírito, autodomínio e progressão vitoriosa. Muito rica simbolicamente, a imagem do Carro possui correspondência em todas as civilizações, sendo a mais conhecida a do profeta Elias, transportado para o céu num carro de fogo.

Representação abstrata – Representa a personalidade humana com poderes espirituais, mentais e físicos suficientes para agir no mundo e guiar conscientemente sua vida por um bom caminho. Vitória conseguida mediante esforço pessoal. Poder de mando, decisão pronta e justa, auto-expressão, ação independente; espiritualidade ativa, iniciativa, discernimento, conciliação; talento, diplomacia, predominância da inteligência e do tato; saúde, força, sentimento de proteção, afeto manifestado, magnetismo, avanço, progresso, altruísmo. No sentido negativo: egocentrismo, desprezo pelos direitos dos outros, irreflexão, superatividade, falta de tato, orgulho, opressão autoritária, habilidade para tirar proveito da desgraça alheia, brutalidade.

Interpretações divinatórias – Uma das cartas mais felizes e fortes do tarô, significa auxílio, providência, proteção e êxito sobre os obstáculos. Sua presença no jogo é sempre benéfica. No plano mental: realização e recompensa por trabalhos pessoais. Está relacionada a público e tem forte influência sobre os artistas. Em outros casos: comunicação possível com o absoluto. No plano anímico: forças exteriores ajudam o consultante; apelo, amor, esplendor universal. No plano físico representa uma irradiação; o poder de conseguir a adesão dos que estão à sua volta; a popularidade iluminando o campo sentimental do consultante. No plano afetivo aproxima os seres; notícia; age como ativador de casamento, se for este o caso. Possibilidades de realização em todos os campos; conquista de um público; conquista, vitória; amor, altruísmo; talento.

O mais engraçado é que sou eu mesmo, sem tirar nem por... que medo!

Nenhum comentário: